UPPES FIRMA PARCERIA COM O INSTITUTO CULTURAL MARINHA MERCANTE EM CERIMÔNIA NO RIO DE JANEIRO

Evento foi realizado no Centro Cultural da Justiça Federal e contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais

A UPPES oficializou, ontem (05/02), uma importante parceria institucional com o Instituto Cultural Marinha Mercante, em cerimônia realizada no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. O acordo marca um novo momento de cooperação entre as instituições, com foco no fortalecimento de ações educacionais, culturais e no diálogo com o setor marítimo e comercial no estado do Rio de Janeiro. A parceria tem foco no desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas: cultural, educacional, técnico científica, social e diplomática, especialmente, no âmbito da Marinha Mercante, do setor de offshore, economia do mar e da cooperação internacional, sobretudo na elaboração de cursos de capacitação profissional.

O evento contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais, além de representantes dos consulados da China, Japão, Indonésia, Panamá e Egito, evidenciando o alcance e a relevância internacional da iniciativa.

Durante a solenidade, o presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, destacou a importância estratégica da parceria e reforçou a relevância educacional, mais diversos âmbitos da sociedade “Eu represento uma das instituições, no caso aqui a UPPES. Nós completamos, ano passado, 80 anos devotados à educação numa dimensão bastante ampla. A partir da fala dos meus antecessores, eu me veio uma lembrança, um recorte, em 1957, já desenvolvíamos cursos de educação florestal, que veio se desenvolvendo, com o tempo, até o âmbito que entendemos como a educação mais contemporânea ambiental. A comandante é uma idealista, uma batalhadora”, afirmou o educador.

Ele destacou o esforço e o empenho para a realização e lançamento do instituto. “Sabemos que não é fácil quando definimos metas e sonhos, mas o grande mérito é quando transformamos esses sonhos em realidade. Nunca caminhamos sós. E a quantidade de pessoas que realmente a abraçam como aqui estão, bem representa que o sonho dela foi compartilhado. Se ele foi compartilhado, ele tem o mérito de ter a profundidade necessária para dar certo e dará. Então comandante, é com grande prazer que a nossa instituição a abraça”, frisou.

O sindicalista relembrou a sua ligação histórica com o mar, no âmbito familiar. “Eu também me sinto em casa, embora, particularmente, não sou da área marítima, mas na época de uma empresa brasileira do passado, o meu pai, durante 14 anos, em Nova Iorque dirigiu o Lloyd Brasileiro. Lembrando que, através dos mares que, na verdade, o mundo se conectou”, afirmou.

A comandante Andreia de Fátima, comandante da Marinha Mercante e presidente do Instituto Cultural da Marinha Mercante, ressaltou o impacto da parceria no contexto educacional e institucional. “Essa parceria se faz na nossa base. Lembrando que a base é a educação. No nosso contexto prático, no mundo em que eu vivo, na Marinha Mercante e no Mar. Nós, hoje, temos uma falta de mão de obra prática latente, que o mercado não contempla. Então, hoje, recebemos profissionais a bordo (do Instituto) e precisamos de um a dois anos para essa familiarização. A intenção e o propósito do Instituto Cultural Marinha Mercante é trazer junto com o professor, junto com a UPPES o projeto de preparar verdadeiramente o profissional marítimo, sanando todas essas dificuldades,”, destacou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, prof. Dr. Claudio Joaquim dos Santos; a gerente do Núcleo de Ensino, professora Suzana Mello; representando o Departamento Jurídico, Dr. Julio Araújo; a coordenadora do Núcleo de Psicologia, Dra. Jacqueline Vasconcellos. A cerimônia de pré-lançamento do Instituto foi conduzida pelo diretor de relações públicas e comunicação do IC, professor David Antunes. A administradora da subsede Casa do Professor, Adriana Moreno, participou da organização do cerimonial e também foi anunciada como diretora de projetos institucionais do Instituto.

A UPPES reforça, com essa iniciativa, seu papel institucional na construção de parcerias estratégicas que promovam educação, cultura e diálogo interinstitucional em âmbito regional, nacional e internacional.

O presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, a administradora da Casa do Professor, Adriana Moreno e o cônsul-geral do Panamá, Ruben Dario Arguelles Sánchez

 

Presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, o cônsul-geral do Japão, Takashi Manabe e a adminstradora da Casa do Professor, Adriana Moreno

 

O presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, a côsul-geral da Indonésia Sylvia Masri e o representante do Consulado Albert Pondaag