UPPES PARTICIPA DO ENCONTRO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS COM RIOPREVIDÊNCIA

Nesta quinta-feira (12/02), A UPPE-Sindicato juntamente com as lideranças sindicais do Fosperj (Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro) e do Movimento Recomposição Salarial, Já! estiveram na sede do Rioprevidência para uma reunião com a diretoria da autarquia cujo objetivo foi consolidar as cobranças frequentes do funcionalismo estadual.

A reunião foi conduzida pelo presidente interino do Rioprevidência, Nicholas Ribeiro da Costa Cardoso, onde as entidades tiveram a oportunidade de reforçar a preocupação com os riscos das transações financeiras realizadas com o Banco Master, salientando que qualquer instabilidade pode impactar diretamente a segurança e o equilíbrio das contas previdenciárias.

Um dos pontos defendidos pelas entidades foi o fortalecimento do Conselho Fiscal com maior participação dos servidores e poder de veto a aplicações financeiras arriscadas, além da criação de uma Mesa Participativa das Entidades Representativas dos Servidores a fim de garantir diálogo visando a valorização dos servidores, sobretudo, aposentados e pensionistas.

Além das questões supramencionadas, as entidades sindicais ainda ressaltaram que o atual cenário fiscal do Estado do Rio de Janeiro apresenta condições para superar as referidas questões previdenciárias bem como a recomposição salarial, atualmente estimada no montante de 22,91%, que é uma pauta comum a toda as categorias do Executivo e pela qual a UPPES tem lutado veementemente.

Esse espaço de interlocução é uma importante oportunidade para o fortalecimento das relações entre o Rioprevidência e entidades representativas dos servidores aposentados, pensionistas e ativos. A UPPES continuará lutando para que os professores tenham seus direitos garantidos.